Dia do Gráfico resgata trajetória de lutas e conquistas históricas à categoria

Data da postagem: 7/02/2017

DiadoGráfico

Nesta terça-feira, 7 de fevereiro, a categoria comemora o Dia Nacional do Gráfico, data que nos remete para um momento histórico dos trabalhadores gráficos, que há 94 anos deram início a uma greve com duração de 42 dias, liderada por João Costa Pimenta, resultando na conquista de direitos que antes, nunca tínhamos alcançado.

A ousadia e a coragem para lutar e conquistar direitos para a categoria é o principal legado que essa data nos deixou. Em 1923, não havia se quer alguma entidade que representasse a nossa classe, o que fortaleceu ainda mais a iniciativa dos trabalhadores que enfrentaram o patronato e a política da época e, com isso, fez nascer a União dos Trabalhadores Gráficos (UTG),  primeiro sindicato oficialmente reconhecido no Brasil.

Até hoje, os direitos conquistados por estes gráficos se mantêm aos trabalhadores. Desde então, a luta em favor da nossa classe não parou. A cada ano somos encorajados a renovar nossas forças, mobilizar nossa categoria e fechar novas pautas para as campanhas salariais a fim de defender os direitos já conquistados e alcançar tantos outros. Precisamos avançar!

Ao trabalhador gráfico, que ainda hoje, sofre com tantos ataques aos direitos, a alta rotatividade do setor, entre outros problemas, e mesmo assim está sempre disposto a vencer novos combates, registramos nossa homenagem.

Parabéns, gráfico! A luta continua com a mesma intensidade de 94 anos atrás. Não podemos parar!

Diretoria do Sindicato dos Gráficos de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos)