Dia do Gráfico: Uma história de resistência e conquistas para a categoria

Data da postagem: 7/02/2018

No dia 7 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional do Gráfico, data que, além de ressaltar o valor e a importância do trabalhador gráfico, nos remete ao ano de 1923, quando a nossa categoria deu início a uma greve que, reivindicando salários justos e melhores condições de trabalho, durou 42 dias.

Na época, não tínhamos uma entidade que representasse nossa categoria, o que tornou a greve, liderada por João Costa Pimenta, um desafio ainda maior. O ano de 1923 ficou marcado pela garra dos trabalhadores, pelos resultados positivos da greve e pela fundação da União dos Trabalhadores Gráficos (UTG), primeiro sindicato reconhecido no país.

Desde então, a luta em favor da nossa categoria não parou! São muitas batalhas travadas, muito suor e grandes conquistas!

O Sindigráficos parabeniza a todos os trabalhadores gráficos que contribuem diariamente com a força de seu trabalho e que arregaçam as mangas junto com o Sindicato para defender os direitos já conquistados e a busca por melhorias para nossa classe.

Sabemos que o ano passado não foi favorável, as consequências do golpe já podem ser sentidas por todos os trabalhadores e não temos muito que comemorar, mas não vamos retroceder! Já conquistamos muitas vitórias e vamos continuar na luta!

Parabéns, Gráficos!