Dia do Trabalho em 2013

Data da postagem: 4/07/2013

Mesmo que algumas pesquisas tentem maquiar uma situação favorável, a verdade é que o trabalhador brasileiro chegou ao 1° de maio, Dia Internacional do Trabalho, sem ter o que comemorar.

O assunto em pauta foi sem dúvida a inflação e a perda do poder de compra do trabalhador assalariado. Porém, não foram apenas esses fatores que turvaram a comemoração do Dia do Trabalho: o que também incomodou foi o desemprego (rotatividade) que assolou, não só os companheiros da nossa categoria, bem como milhares de outros trabalhadores com idade economicamente ativa.

Isso remete a Revolução Industrial do século 18, porém com uma diferença: hoje não se morre por causa de uma greve ou por reivindicar jornada de trabalho mais justa e humana, mas milhares de pessoas morrem toda hora, por não terem acesso ao mercado de trabalho, morrem de frustação, morrem pela falta de perspectiva.

O fato é que o desemprego mata mais que qualquer guerra, a partir do momento que se impede o pai de família de sustentar seus dependentes.

A relação de trabalho e produção está abalada e com um único objetivo: garantir maior lucratividade para os patrões.

Os trabalhadores estão passando por condições degradantes e subumanas de trabalho, por todas as formas de desemprego, pelo aumento dos vínculos vulneráveis, pela queda dos rendimentos reais e concentração da renda. É tanto descaso que realmente foi difícil comemorar o Dia Internacional do Trabalho.