Diretores do Sindigráficos discutem mudanças no FGTS e MP 881

Data da postagem: 28/08/2019

Na última sexta-feira, 23/8, os diretores do Sindigráficos se reuniram para discutir as últimas medidas do governo que podem afetar a vida dos trabalhadores.

Entre elas, as mudanças anunciadas no FGTS foram tema de discussão. A partir de agora, todas as pessoas que tem conta (ativa ou inativa) contam com duas possibilidades de saque, sendo elas o saque imediato e o saque aniversário.

O saque imediato diz respeito ao saque de R$ 500 de contas ativas ou inativas neste e no próximo ano. No entanto, de acordo com o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, os trabalhadores devem estar atentos ao Saque Aniversário, quando, a partir de 2020, a pessoa poderá sacar todo ano uma fatia do FGTS. “O governo está vendendo essa ideia como se fosse algo muito positivo para o trabalhador. O que eles não deixam claro é que, caso a pessoa opte por esse saque, perderá o direito de sacar o fundo em caso de demissão sem justa causa, uma garantia de sustento para a família por pelo menos alguns meses, antes do trabalhador arrumar outro emprego. Por isso, FIQUEM ATENTOS e não caiam nas ciladas que o governo te vende como benefício”, alertou Joaquim.

Outro tema discutido pelos diretores foi a Medida Provisória 881, aprovada dia 21/7 no Senado.

“A MP previa a autorização de trabalho aos domingos e feriados sem autorização do Ministério do Trabalho. Ou seja, seria MAIS UM RETROCESSO para os trabalhadores! No entanto, a MP foi aprovada SEM esse item”, explicou Joaquim.

Mesmo assim, devemos ficar atentos, já que outros pontos da MP afetam os trabalhadores, como a dispensa do controle de ponto nas empresas com até 20 funcionários, a digitalização da carteira de trabalho e o fim da necessidade de alvará para atividades de baixo risco.

O Sindigráficos continua atento a todas as medidas que podem afetar nossa categoria e todos os trabalhadores brasileiros.

Continue acompanhando as novidades pelo nosso site e Facebook.

Em caso de dúvidas, procure o presidente Joaquim, o vice-presidente, Mineiro, e os diretores de base do Sindigráficos.

GALERIA