E que venha o próximo desafio
Saldo positivo. É com esta sensação que chegamos ao final do ano ao analisar nossos trabalhos.
Tivemos uma Campanha Salarial difícil, é verdade, pois os patrões não se flexibilizaram a ponto de compreender e aceitar nossa pauta de reivindicações na íntegra. Mas, mesmo enfrentando muita resistência, persistimos e conquistamos um reajuste significativo para o trabalhador gráfico, de 9% de reajuste.
Preservamos nossas principais cláusulas da convenção coletiva e não permitimos que nenhum direito fosse arrancado do trabalhador. Neste ano também realizamos ações importantes no chão de fábrica, negociando com as empresas a favor do gráfico, como vocês irão verificar na matéria ao lado.
Trabalhamos nas mais diversas frentes para ampliar nossa atuação e fortalecer trabalhos para a categoria. Participamos da luta pela Agenda Unitária da Classe Trabalhadora e também estivemos em Brasília, lutando pelas 40 horas semanais.
Participamos da Conferência Unigráficos na França, que debateu a importância da evolução e do fortalecimento dos sindicatos gráficos na busca de resultados positivos para o trabalhador.
Estas foram algumas de muitas de nossas ações, as quais pretendemos ampliar cada vez mais, junto com você, trabalhador gráfico.
Desejamos a todos Boas Festas e um Ano Novo repleto de conquistas.
Álvaro Pereira da Costa (Já Morreu)
Vice-presidente