Em meio a pandemia, Sindigráficos analisa acordos solicitados por empresas

Data da postagem: 8/04/2020

A pandemia do novo coronavírus, que vem impactando a saúde e a economia do mundo inteiro, também começou a causar estragos no setor gráfico.

De acordo com o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira,  devido a necessidade do distanciamento social, muitos setores da indústria gráfica também estão fechando ou com demanda reduzida. “Alguns setores estão sofrendo muito, apenas áreas que atendem a indústria da alimentação ou saúde, continuam com fôlego”, afirmou.

Devido a Medida Provisória 936, que permite  as reduções de salário e jornada de 25%, 50% ou 75%, as empresas começaram a procurar o Sindigráficos para fazer acordos. “Recebemos propostas para acordos de todas as necessidades, algumas reduções maiores, outras menores, algumas já pediram suspensão dos contratos e outra empresa, por trabalhar com eventos, setor completamente parado no momento, já fechou”, explicou o presidente.

O Sindigráficos está analisando todos os acordos e discutindo as melhores saídas com as empresas. O principal objetivo é manter os empregos dos gráficos e diminuir o impacto financeiro que os acordos trarão para a vida dos trabalhadores, mas todos perderão um pouco de poder aquisitivo.

Por fim, o Sindicato afirma que considera a MP inconstitucional, já que divide os trabalhadores em três patamares de nível social de acordo com o salário. “A MP diferencia os trabalhadores por salário, mas a Constituição diz que representamos trabalhadores individual ou coletivamente independente dos salários”, explica Joaquim. A orientação do Sindigráficos é que as empresas adotem medidas coletivas, isso é até uma forma de dar segurança jurídica a elas.