Em reunião com demais representantes sindicais, Sindigráficos discute conjuntura e Campanha Salarial

Data da postagem: 17/06/2020

Nessa terça-feira, 16/6, a diretoria do Sindigráficos, representada por Joaquim de Oliveira (presidente), Aurelino Pereira Silva (Mineiro, vice-presidente), Álvaro Ferreira da Costa (secretário) e João Lopes (Tesoureiro), participou de reunião com demais representantes sindicais para discutirem os passos da Campanha Salarial deste ano (data base em 1º de setembro).

A diretoria conversou com o presidente da Federação dos Gráficos do Estado de São Paulo (Ftigesp), Leonardo Del Roy; o presidente do STIG Jundiaí, Leandro Rodrigues; presidente do STIG Sorocaba, João Ferreira; e o presidente do STIG Guarulhos, Francisco Wirrton. Na pauta, o futuro incerto dos trabalhadores brasileiros com a votação da Medida Provisória 936, que deve permitir a suspensão de contrato por 4 meses e a redução de salário; e da Medida Provisória 927, que autoriza o adiantamento de feriados e das férias em período de isolamento físico, suspende a obrigatoriedade de realização dos exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares; posterga a exigibilidade do recolhimento do FGTS pelos empregadores e o andamento dos processos administrativos por infrações cometidas no ambiente de trabalho, entre outras coisas.

Os sindicatos organizam também os próximos passos da Campanha Salarial, visto que reuniões presenciais com trabalhadores estão fora de cogitação.  Os representantes sindicais se reunirão novamente no dia 7 de julho, no Sindicato dos Gráficos de Guarulhos.