Em tempos de Reforma da Previdência, trabalhador é prejudicado mais uma vez

Data da postagem: 20/02/2019

Por que não cobrar os grandes devedores em vez de tirar direitos do povo?

O governo anterior, de Michel Temer, e o atual, de Jair Bolsonaro, precisam vender a ideia para a população brasileira de que a Reforma da Previdência é necessária para que o sistema não quebre e se torne sustentável para as próximas gerações que se aposentarão.

No entanto, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência que investigou as contas da Previdência entre 2000 e 2015 comprova que, muito ao contrário de um déficit, no período há um superávit de R$ 821,7 bilhões. No entanto, o sistema havia deixado de arrecadar cerca de R$ 4,7 trilhões com sonegações, dívidas e desvios.

O Tribunal de Contas da União (TCU) estima que a Previdência perca cerca de R$ 56 bilhões por ano devido às fraudes e sonegações. No entanto, a CPI chegou a apurar R$ 115 bilhões no ano.

Mas de onde vêm as sonegações, fraudes e dívidas?

– Falta de registro em carteira assinada;

– De empregadores que cobram do trabalhador o desconto do INSS e não repassam à Previdência;

– A Desvinculação de Receitas da União (DRU), as políticas de desonerações e os programas de refinanciamento de dívidas também levam a Previdência a perder recursos;

– As empresas privadas, ainda de acordo com a CPI, em 2017, deviam R$ 450 bilhões para o sistema previdenciário;

– Os bancos também estão nessa lista. De acordo com o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional, eles devem R$ 7 bilhões para a Previdência.

Agora, uma pergunta: o problema da Previdência são os trabalhadores? Por que não cobrar os grandes devedores em vez de tirar direitos do povo?

Essa é mais uma Reforma que visa atingir apenas a classe trabalhadora, enquanto o setor financeiro, os bancos, empresas e políticos continuam com suas regalias! É o governo cortando benefício de gente que precisa para beneficiar a elite.

É preciso lutar e dizer um grande NÃO à Reforma da Previdência!