Em videoconferência, Sindigráficos e DIEESE debatem orientações para melhores acordos trabalhistas

Data da postagem: 17/04/2020

Nessa quinta-feira, 16/4, o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, participou de videoconferência com representantes do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos sobre as últimas medidas do governo que afetam diretamente os trabalhadores.

Vistas por muitos como pacotes de maldade contra os trabalhadores, o Governo afirma que as medidas tem como objetivo o enfrentamento dos efeitos econômicos decorrentes da pandemia do novo coronavírus e preservação dos empregos. No entanto, muita atenção na hora de assinar qualquer acordo para não cair em pegadinhas e sair prejudicado! Entre elas, as Medidas Provisórias 927 e 936, por exemplo, permitem a antecipação de feriados, banco de horas, a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho, redução de salário e jornada de trabalho e até a suspensão dos contratos.

De acordo com Joaquim, durante a videoconferência, os representantes do DIEESE deram várias dicas ao Sindicato sobre como proceder diante da situação e auxiliar da melhor maneira possível o trabalhador a fazer os acordos com as empresas preservando seu emprego sem sair completamente lesado.

“Tem muita coisa em jogo para o trabalhador! Por isso, precisamos firmar os melhores acordos possíveis com as empresas. Além disso, para as gráficas que continuam trabalhando, batemos muito na tecla da utilização dos EPI’s corretos, uso de máscaras e álcool gel para todos trabalhadores”, afirmou o presidente.