Empresas abusam da legislação e usam serviços temporários de forma irregular

Data da postagem: 25/03/2011

Cresce cada vez mais o número de denúncias que chegam ao sindicato contra a irregularidade na forma de contratação de serviços temporários nas empresas.

Utilizando-se de uma brecha na lei, muitas gráficas contratam — diretamente ou através de terceirizadas — funcionários temporários e, terminado seu contrato, renovam ou trocam o trabalhador para manter a vaga ocupada sem pagar todos os direitos. Muitas vezes fazem isso passam inclusive por cima das garantias previstas na Convenção Coletiva.

Agindo dessa forma, distorcem a legislação que criou o contrato de trabalho temporário (para situações emergenciais ou sazonais) e não absorvem novos funcionários, mesmo com a necessidade evidente de contratação de mão de obra.

Mas essa farra vai acabar! Nosso sindicato está atento a esta prática ilegal e vai usar de todas as suas ferramentas de pressão, jurídicas e políticas para impedir esse absurdo.

Donnelley: mau exemplo de mão de obra temporária

Nosso Sindicato já está tomando providências contra as práticas da Donnelley Gráfica.

A empresa é um exemplo do uso irregular de mão de obra temporária e, pior ainda, terceirizada, na atividade fim, caracterizando até mesmo uma concorrência desleal. Mais um pouco a Donnelley iria querer justificar a contratação de temporário para cobrir férias de temporário!
Mas o sindicato foi pra cima fez assembleia, realizou mesa redonda e até acompanhou, na última quinta-feira (17/03) a ação da fiscalização do Ministério do Trabalho na empresa. Com a pressão, conseguimos que os patrões assumissem alguns compromissos.

Entre eles, o trabalho em sábados alternados (sábado sim, sábado não) e a garantia de que a terceirização termina até junho desse ano, com o fim dos contratos vigentes. Estamos de olho!