Fórum Saúde em Risco Debate o "Fim das Impressões de Bula" e seu Impacto nos Trabalhadores Gráficos

Data da postagem: 12/03/2024

No último dia 11 de março de 2024, membros proeminentes da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos (Sindigráficos), juntamente com o presidente Joaquim de Oliveira (Quinzinho), marcaram presença no Fórum Saúde em Risco que ocorreu no Teatro Itália da rede Bandeirantes. O evento, que teve como tema central o “Fim das Impressões de Bula”, reuniu renomados profissionais da saúde, incluindo o ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, farmacêuticos e comunicólogos, em uma discussão abrangente sobre os desafios e implicações dessa mudança para a sociedade.

A proposta de substituir as tradicionais bulas de medicamentos por QR codes tem despertado intensos debates e preocupações, especialmente entre os trabalhadores gráficos da região. Para o Sindigráficos, a exclusão das bulas impressas representa não apenas um prejuízo econômico para milhares de profissionais, mas também uma ameaça à segurança e acessibilidade das informações médicas.

Presidente Joaquim, expressou a preocupação do sindicato acerca do tema: “A exclusão das bulas de remédio por um QR code não só impacta negativamente os trabalhadores gráficos, mas também coloca em risco a segurança dos pacientes. A solução não é abolir as bulas impressas, mas sim manter ambas as formas de informação, garantindo assim a acessibilidade e a segurança dos medicamentos”.

Diretoria do Sindigráficos presente ao evento

Essa posição foi reforçada pelos membros da diretoria do Sindigráficos, que ressaltaram a importância da comunicação clara e acessível no contexto da saúde. Para eles, a manutenção das bulas impressas é fundamental para garantir que todos, independente de acesso à tecnologia, tenham as informações necessárias para um uso seguro dos medicamentos.

Farmacêuticos presentes no fórum enfatizaram a complexidade da decisão, alertando para os desafios de garantir a veracidade e confiabilidade das informações disponibilizadas por meio de QR codes, além das barreiras de acesso enfrentadas por determinados grupos da população.

Comunicólogos também contribuíram para o debate, ressaltando a importância de estratégias de comunicação eficazes na disseminação de informações sobre medicamentos, independentemente do formato utilizado.

Em suma, o Fórum Saúde em Risco proporcionou uma plataforma crucial para discutir os impactos do “Fim das Impressões de Bula” e para explorar alternativas que garantam a segurança e a acessibilidade das informações médicas para todos. O Sindigráficos e seus representantes reafirmaram seu compromisso em defender os interesses dos trabalhadores gráficos e da sociedade como um todo, promovendo um diálogo aberto e construtivo sobre questões tão relevantes para o bem-estar coletivo.