Governo dá novo prazo para sacar abono salarial de R$ 880: 31 de dezembro

Data da postagem: 9/09/2016
Shutterstock

Em cima da hora, o Ministério do Trabalho decidiu estender até 31 de dezembro o prazo para que trabalhadores do setor público e privado possam sacar o Abono Salarial do PIS/Pasep referente a 2014. O abono é de um salário mínimo (R$ 880).

O limite era esta quarta-feira (31), mas o adiamento foi adotado porque, segundo o ministério, quase 1 milhão de trabalhadores ainda não tinham resgatado o benefício.

Esta é a segunda prorrogação que o ministério faz. Inicialmente, o prazo para sacar o benefício terminaria em 30 de junho, mas foi estendido até esta quarta.

Caso o trabalhador não retire o dinheiro, os recursos voltam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e ele perde o direito ao abono.

Site indica quem tem direito

O ministério lançou um site para que trabalhadores consultem diretamente se têm direito ao abono salarial. Para fazer a consulta, é necessário informar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento.

O sistema está disponível na página: http://zip.net/bgtp0v (endereço encurtado e seguro).

Listas com nomes

O ministério também fez uma lista com o nome dessas pessoas, mas seu site tem apresentado instabilidade. A lista pode ser acessada aqui no UOL. Selecione seu Estado abaixo e clique para acessar a lista:

Cada documento está organizado em ordem alfabética –primeiro pelo nome das cidades e, depois, pelo nome dos trabalhadores. Para fazer uma busca, digite “Control” e “F”, escreva o nome que deseja procurar e clique em “Enter”.

Como sacar o abono

Antes de sacar o abono salarial, confira se o valor não foi depositado diretamente na conta
Se não foi depositado, quem é funcionário de empresa privada deve ir a uma agência da Caixa, levando um documento de identidade
O trabalhador de empresa privada que tem o Cartão do Cidadão e uma senha cadastrada pode pegar o abono nos caixas eletrônicos da Caixa ou em uma lotérica