Há um ano, Sindigráficos e trabalhadores da RR Donnelley lutam por pagamento de direitos após declaração de auto falência

Data da postagem: 1/04/2020

Nessa quarta-feira, 1º de abril, completa um ano que a empresa RR Donnelley declarou falência e não pagou as verbas rescisórias dos gráficos. Em um movimento muito sujo, a empresa fechou as portas na calada da noite de um domingo, sem avisar o Sindigráficos ou os trabalhadores. Além disso, afirmou não ter condições para pagar a rescisão dos trabalhadores, FGTS e todos os direitos deles.

Desde então, o Sindicato, ao lado dos trabalhadores, realizou uma série de manifestações, além de entregar documento ao Consulado Americano e à Polícia Federal pedindo esclarecimentos sobre a autofalência e reivindicando o pagamento das verbas rescisórias. Os advogados do Sindigráficos também estão à frente da situação e tentam insistentemente uma posição da empresa. No Ministério Público Estadual, o Sindigráficos já fez denúncia, que está sendo investigada pela Polícia Civil de São Paulo.

De acordo com o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, o Sindicato entrou com pedido na Justiça de pagamento de até cinco salários mínimos para todos os trabalhadores que ficaram completamente desamparados. “A própria empresa se diz favorável ao pagamento, mas o administrador judicial foi contra. O juiz pediu manifestação do Ministério Público do Trabalho, mas até agora não tivemos retorno”, afirmou Joaquim.

“Hoje, faz um ano que a empresa fechou as portas e até agora, mesmo com tanta luta e insistência, não temos resposta de nada! Os administradores da multinacional no Brasil, sumiram. São 900 trabalhadores, 900 famílias, que ficaram completamente no escuro, passando necessidade. Estamos lidando com vidas, com sonhos, com pessoas de carne e osso que se dedicaram por anos à empresa Donnelley e foram completamente apunhalados pelas costas”, completou o presidente.