Inflação para os idosos desacelera

Data da postagem: 12/07/2013

velhinhos

Inflação para a terceira idade recua puxada pelos preços dos alimentos, que subiram menos.

No segundo trimestre do ano, o índice que mede o custo de vida das famílias formadas por pessoas com mais de 60 anos de idade ficou em 1,26 por cento. No primeiro trimestre, a taxa havia sido de 1,82 por cento.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, que é a responsável pela pesquisa, a inflação para os idosos desacelerou principalmente por causa dos alimentos. Eles só aumentaram 0,55 por cento entre abril e junho, contra uma alta de mais de seis e meio por cento entre janeiro e março.

O destaque ficou com as hortaliças e legumes, que tinham subido quase 47 por cento no começo do ano e, no segundo trimestre, ficaram quatro por cento mais baratas.

Gastos com transporte, despesas diversas, comunicação e educação, leitura e recreação também influenciaram na inflação menor. Gasolina, cigarros e telefone residencial ficaram um pouco mais baratos, enquanto as excursões encareceram bem menos.

Em 12 meses, a inflação para a terceira idade acumula alta de 6,21 por cento, taxa bem próxima à inflação geral, que é de 6,22 por cento.

Fonte: ANR2

 

GALERIA