Live do 1º de Maio terá shows musicais, reflexão política e ação social

Data da postagem: 27/04/2020

Pela primeira vez na história, as Centrais Sindicais vão fazer uma comemoração online do 1º de Maio Unificado. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais de diversas entidades sindicais e movimentos sociais, das 10 às 14 horas.

Assim como em 2019, as centrais sindicais farão um 1º de Maio unificado. A diferença está no formato. Pela primeira vez, devido à pandemia, o evento será virtual, uma “live do trabalhador”. Segundo as centrais e movimentos sociais, a decisão foi tomada “em total respeito ao isolamento social imprescindível ao combate do coronavírus”.

A ação reunirá Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Intersindical, Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Nova Central, CSP-Conlutas, além das frentes Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo.

O mote do 1º de Maio será “Saúde, Emprego, Renda: um novo mundo é possível com solidariedade”. As centrais afirmam que se trata de uma “data de reflexão e de luta pela democracia, pelo direito de a classe trabalhadora ter um movimento sindical organizado, ouvido e respeitado”.

Segundo João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical, além de reivindicar direitos, as Centrais e movimentos sociais pretendem estimular a reflexão sobre a importância da classe trabalhadora se unir na defesa da democracia – hoje duramente atacada pelo governo Bolsonaro. “É fundamental fazermos um ato o mais amplo possível do ponto de vista da democracia, que nesse governo está deixando a desejar. Por isso, vamos ampliar as participações. Mas estamos convidando personalidades e políticos que estão ao lados dos trabalhadores. Queremos fazer um leque de alianças para combater esses ataques que vêm do Planalto”, afirma Juruna.

O evento, previsto para começar às 10h, vai intercalar mensagens dos dirigentes sindicais e apresentações musicais. Também participarão convidados de movimentos populares. No ano passado, o ato unificado foi realizado no Vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo, com público estimado pelos organizadores em 200 mil.

Fonte: Brasil de Fato/Agência Sindical