Nova direção da Conatig define resolução de greve geral no dia 30

Data da postagem: 14/06/2017

Os 200 mil trabalhadores gráficos no Brasil devem aderir a greve geral no próximo dia 30 contra a aprovação das reformas do governo Temer que desmontam os direitos trabalhistas e da Previdência. A resolução foi aprovada, por unanimidade, por todos os dirigentes da Confederação Nacional da categoria (Conatig), recém empossados na última semana para o comando da entidade até o ano de 2021. Na ocasião, além desta resolução, houve a posse dos sindicalistas nos respectivos cargos e foi realizado um balanço das atividades em 2016, bem como a promoção de um debate detalhado sobre a reforma trabalhista para os presentes, conduzido pela experiente jurista na área trabalhista, Zilmara Alencar, que tem sido consultora jurídica do maior órgão dos gráficos brasileiros.

“Vivemos um momento muito ultrajante para o Brasil e ao povo brasileiro onde os congressistas, descaradamente, apostam na retirada de direitos da classe trabalhadora e dos pobres, a pedido do governo que tem sido investigado por vários crimes, a exemplo de muitos desses políticos. É por isso que eles continuam avançando nas reformas e mantêm Temer na Presidência”, exaltou o presidente da Conatig, Leonardo Del Roy, quando, por unanimidade, os dirigentes do órgão recomendaram todos os seus sindicatos e federações no país organizarem a greve geral dia 30. Definiram ainda as pautas do movimento paredista: contras as reformas trabalhista e previdenciária, pela saída do Temer e por eleições diretas.

No primeiro dia da reunião, na última terça-feira (6), Zilmara Alencar fez um levantamento detalhado dos pontos críticos da reforma trabalhistas. Na ocasião, verificou-se que mais de 100 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) serão excluídos ou alterados em prejuízo para a organização sindical e contra a proteção dos direitos dos trabalhadores.

A Conatig orienta que as entidades organizem a greve em suas bases. “É preciso parar as produções gráficas e também tomarmos as ruas. É isso que devemos fazer no dia 30. Precisamos fazer a nossa parte. Não podemos deixar a retirada de nossos direitos sem lutar. A greve geral é necessária para barrarmos tal desmonte da CLT, bem como para tirar Temer e pelo direito do povo decidir quem governará o país” fala Del Roy.

“Já realizamos uma greve geral histórica no mês de abril e demais, agora em maio, os gráficos ocuparam a capital do país com grande delegação, a maior da história com sindicatos de todo o território nacional, chegou a hora de pararmos os parques gráficos e o Brasil no próximo dia 30”, diz Leandro Rodrigues, novo secretário de Comunicação da Conatig, recém empossado no segundo dia da reunião na última semana.

Além da posse dos novos dirigentes, também foi realizado um balanço das atividades da Confederação em 2016, sendo aprovado inclusive a prestação de conta do período. Neste momento, ressaltou-se diversas as atividades realizadas, a exemplo do trabalho desenvolvido pela jurista Zilmara Alencar, com o trabalho junto ao Ministério do Trabalho voltado a atualização das cartas sindicais e enquadramento sindical de gráficos, além do projeto de comunicação sindical horizontalizando as posições políticas da Confederação, bem como a sociabilização das ações dos sindicatos e federações gráficas brasileiras em defesa da categoria. A lista de atividades é significativa.

Fonte: CONATIG