Pesquisas do Dieese apontam ano de difícil para o trabalhador

Data da postagem: 26/01/2022

Análise dos dados inseridos no Mediador, até a primeira semana de janeiro, mostra que, em 2021, 15,8% dos reajustes ficaram acima da inflação medida pelo INPC/IBGE. Resultados iguais ao índice inflacionário representaram 36,6% do painel; e abaixo dele, 47,7%.

O período é marcado ainda pela alta no número de parcelamentos de reajustes.

Os dados são preliminares, pois muitas informações ainda devem ser registradas no sistema.

“Queremos contar com o apoio da categoria para que nosso sindicato tenha forças para lutar pelos nossos direitos”, destacou o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira.

Outra pesquisa do DIEESE, apontou no final de 2021, que o salário mínimo necessário deveria ter sido R$5.800,98. O valor corresponde a 5,27 vezes o mínimo de R$ 1.100.

Mensalmente, o DIEESE estima o valor do salário mínimo necessário com base na cesta mais cara e levando em consideração a determinação constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser suficiente para suprir as despesas de um trabalhador e da família dele com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.

Os dados do Dieese também constataram que em 2021, o valor da cesta básica aumentou nas 17 capitais onde o DIEESE realiza mensalmente a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos.

“Esse será ano eleitoral e, nós trabalhadores, precisamos ficar atentos na escolha dos nossos representantes, pois nosso governante maior deixou muito a desejar, principalmente em relação aos trabalhadores. Sofremos ataques brutais em nossos direitos, por isso precisamos nos atentar ao escolher nossos representantes”, finalizou o presidente do Sindigráficos.