Planejamento é essencial para ter sucesso no mercado de trabalho

Data da postagem: 5/01/2015

Profissional precisa planejar e focar nos objetivos para ter sucesso.
Essa época do ano é ideal para estabelecer metas e projetar tarefas.

Começo do ano é hora de estabelecer metas. Segundo o neurocientista Rodrigo isso é importante para o cérebro: “Nós temos um processo de estabelecer metas que é bem sofisticado do ponto de vista cerebral. Você precisa de um nível de planejamento e a conciliação de uma quantidade de variáveis muito grande. Para isso, você precisa de bastante concentração. Essa metodologia de você estabelecer para você as metas ajuda muito o planejamento de longo prazo”.

Quando a pessoa foca, planeja tarefas, toma decisões, trabalha usa, pelo menos, três das principais áreas do cérebro. Isso demanda muita energia e a pessoa ainda tem que controlar uma outra parte do cérebro que fica puxando para fazer outras coisas mais leves, menos desgastantes, como ouvir a piada que o colega está contando, tomar um café, fofocar um pouco, dar uma espiada nas redes sociais.

Um pouquinho de distração até faz bem. Ajuda a melhorar o desempenho. O problema é embalar nessas outras atividades e, em vez daquele intervalo saudável, de cinco minutinhos, ir embora.

“Se você passa uma, duas semanas de férias, quando você volta para o trabalho, deixou de exercitar a capacidade de foco. E aí voltar é bem trabalhoso. Todos nós sabemos disso. E aí a gente precisa treinar novamente”, explica o neurocientista.

É possível treinar o cérebro para focar. Colocar as metas no papel ajuda nesse processo. “Esse papel tem que estar em cima da sua mesa o tempo inteiro para que você possa se referir a ele. E se você exercita suas metas, elas passam a ficar incorporadas”, orienta Rodrigo.

Organização e bom uso do tempo são estratégias de sobrevivência para quem trabalha em empresas que permitem o homeoffice. Em uma empresa de São Paulo, por exemplo, muitos funcionários trabalham em casa e mesmo os que vão para o escritório têm autonomia para decidir a que horas trabalham, por quantas horas e até quantos dias vão tirar de férias.

“A gente tem férias, a gente chama de férias ilimitadas, que a pessoa tem a flexibilidade de controlar sua agenda conforme a vida. Eu diria que claro que a pessoa ao mesmo tempo tem que entregar resultado. A gente é uma empresa de alto crescimento, altas metas e não deixa de ter essas metas quando você tem também a possibilidade de férias”, afirma o diretor da empresa, Louis Muciareli.

“É muito bom porque a gente trabalha bastante. Então, a única forma de você conseguir equilibrar seu tempo para a vida pessoal e profissional é ter uma agenda flexível. Significa que você tem metas claras para alcançar, você tem que cumprir, mas quando você precisa fazer alguma coisa para seu tempo pessoal, você pode”, relata Eliane Iwasaki, gerente de marketing da empresa.

Confira cinco passos para focar nos objetivos profissionais neste ano que começa:

1. Organizar as necessidades
2. Distribuir as tarefas e priorizar cada uma