Presidente do Sindigráficos fala sobre a Campanha Salarial em programa de rádio

Data da postagem: 13/09/2010

Na quarta-feira, 8, o presidente do Sindicato dos Gráficos de Osasco, Barueri e Região (Sindigráficos), Joaquim de Oliveira, participou do programa de entrevistas “Mesa Redonda”, na rádio Nova Difusora (AM 1.540), que inclui em sua cobertura de transmissão a Capital e mais 38 municípios da região Metropolitana da Grande São Paulo.

A convite da produção do programa, Joaquim de Oliveira explicou sobre as principais reivindicações da Campanha Unificada da categoria, que tem como tema “Reposição e aumento real já, senão a chapa vai esquentar”. Além das questões sobre os vencimentos dos gráficos, o presidente da entidade falou sobre os temas sociais que também compõe a pauta que será entregue ao setor patronal, e disse que a categoria está unida à classe trabalhista, lutando pela redução da jornada de trabalho e pela isonomia salarial.

Questionado pela apresentadora do programa, Deusana Tomaz, sobre a situação da mulher no mercado gráfico, Joaquim de Oliveira afirmou que a diferença salarial entre os gêneros na categoria é uma questão que precisa ser combatida de maneira mais incisiva. “Trabalhadores de gêneros diferentes e que ocupam a mesma função ainda possuem salários diferentes. Este é um quadro inadmissível, mesmo por que não podemos deixar que o gênero, nos dias de hoje, responda sobre a qualificação do profissional para aquele trabalho nem sobre o seu desempenho. Isto é descriminação”, disse.

O programa, exibido semanalmente, às quartas-feiras, das 11h às 12h, trouxe, também, à mesa de debates os temas abordados pelos principais veículos de comunicação durante a semana.