Reforma da Previdência: você está sendo enganado de novo!

Data da postagem: 21/05/2019

Se você está com medo da Reforma da Previdência, você já entendeu o que ela prevê para todos os brasileiros: o fim do direito à aposentadoria para milhões de trabalhadores.

Querem te enganar quando falam que a Reforma melhorará a economia e fará o país crescer! Ficaremos mais pobres, o poder de compra dos trabalhadores será reduzido e a economia vai encolher. Menos saúde e educação para os trabalhadores! Mais violência e pobreza para todos! Todos nós vamos perder!

A proposta do governo apresenta o sistema de capitalização, que levou muitos aposentados de outros países à falência! O sistema já foi adotado, total ou parcialmente, por 30 países.

No entanto, segundo estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) “Revertendo as Privatizações – Reconstruindo os sistemas públicos na Europa Oriental e América Latina”, 18 já desistiram do sistema de capitalização.

De acordo com o estudo, de 1981 a 2014, trinta países privatizaram total ou parcialmente seus sistemas de previdência social. Quatorze deles são da América Latina: Chile, Peru, Argentina, Colômbia, Uruguai, Bolívia, México, Venezuela, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica,  Equador, República Dominicana e Panamá.

No entanto, a maioria desistiu da privatização após a crise financeira global de 2008, que escancarou as falhas do sistema de previdência privada. Até 2018, 18 países fizeram a re-reforma, ou seja, reverteram total ou parcialmente a privatização da previdência social: Venezuela (2000), Equador (2002), Nicarágua (2005), Bulgária (2007), Argentina(2008), Eslováquia (2008), Estônia, Letônia e Lituânia (2009), Bolívia (2009), Hungria (2010), Croácia e Macedônia(2011), Polônia (2011), Rússia (2012), Cazaquistão (2013), República Tcheca (2016) e Romênia (2017).

O Chile, por exemplo, é um dos países com maior índice de suicídio de idosos. Isso porque eles não recebem o suficiente para a própria sobrevivência.

Resumidamente, a capitalização determina que o trabalhador seja o responsável por fazer sua poupança, depositando dinheiro em uma conta individual. O trabalhador é o único responsável por sua contribuição, isentando a parte dos empregadores e do Estado.

Para o Sindigráficos, a Reforma deve ser realizada em duas etapas! Primeiro, cobrar os grandes devedores da Previdência; segundo, fazer a reforma no setor público, onde tem muita gente ganhando muito. No setor privado, não tem de onde tirar! O teto do INSS, hoje, é de R$ 5.800, mas ninguém se aposenta ganhando isso!

A DRU, Desvinculação de Receitas da União, também deve ser revista! Ela permite que o governo federal use livremente 30% dos tributos federais vinculados por lei a fundos ou despesas. Ou seja, quando o dinheiro entra nos cofres da União, o governo pode pegar esses 30% e usar como quiser.  Além disso, quando o governo fala em déficit da previdência social, ele não considera o DRU. Pois então, onde não tem, não tira! COLOCA!

Por tudo isso, trabalhadores, fiquem atentos! Não acreditem quando falam que a Reforma da Previdência é para ajudar você! A Reforma da Previdência ajuda ao próprio governo, ajuda os bancos, ajuda os ricos desse país!

Para a Reforma da Previdência, o Sindigráficos diz um enorme NÃO!