Salário mínimo de R$ 1.302,00, em 2023

Data da postagem: 16/01/2023

A partir de 1 de janeiro de 2023, o salário-mínimo no Brasil será de R$ 1.302,00, conforme uma Medida Provisória editada pelo governo em 9 de dezembro de 2022. O reajuste foi de 7,42% e o ganho real de combustível 1, 41% em comparação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor acumulado no ano anterior.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, planeja criar uma política para garantir o salário-mínimo (SM) de forma contínua. Essa proposta será elaborada nos primeiros meses de governo e será internada com as Centrais Sindicais nos próximos dias. A negociação poderá ou não resultar em mudanças no valor atual de R$1302,00.

Nos últimos dois anos, a alta da inflação acumulada de 12 meses, a partir do segundo semestre de 2020, ocorreu principalmente em decorrência do aumento dos preços de três grupos de itens que compõem o orçamento doméstico: alimentação e bebidas, transporte e moradia. Isso significa que os trabalhadores com renda muito próxima ao salário-mínimo têm sido os mais afetados pela drástica redução do poder de compra. Seria justo e correto que fossem compensados ​​com algum ganho real de salário (via aumento real do salário-mínimo) para enfrentar 2023, mas o aumento de 1,41% é insuficiente para colocar o salário-mínimo nacional em trajetória de recuperação, pois foi até 2016.

Com informações do Dieese