Salário mínimo em 2021 é de R$ 1.100,00

Data da postagem: 7/01/2021
rawpixel.com

O brasileiro começou 2021 com um novo salário mínimo oficial, R$ 1.100,00. O montante foi anunciado em 30 de dezembro, por meio de medida provisória editada pela presidência da República. O valor resulta do acréscimo de 5,26% sobre os R$ 1.045,00 em vigor durante 2020.

Porém as estimativas não são muito otimistas e a previsão é de que o novo salário não deverá ter aumento real, ou, se tiver, apresente um ganho ínfimo acima da inflação. Já que a diferença entre os 5,26% (reajuste aplicado) e os 5,22% (estimativa considerada para a inflação do ano medida pelo INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), refere-se a arredondamento. Os dados consolidados do ano, no entanto, só serão divulgados pelo IBGE em 12 de janeiro.

Para o presidente do Sindigráficos, Joaquim Oliveira, a cada ano o salário mínimo vem perdendo seu poder de compra, mas em 2020, foi ainda pior, principalmente em relação aos produtos da cesta básica e dos aluguéis, que apresentaram aumentos consideráveis. “Muita gente perdeu o emprego durante a pandemia que ainda não acabou, e aqueles que conseguiram ficar em seus postos de trabalho, lutam para manter suas famílias. Hoje, de acordo com estimativa do Dieese, o valor da cesta básica em São Paulo é de R$ 696,71. É uma vergonha, porque no final do mês, essa conta não fecha”.

Com informações – Dieese