Sindicato dos Gráficos destaca a importância da Carteira de Trabalho

Data da postagem: 24/01/2014
Divulgação

Gratuita e essencial para a vida profissional do trabalhador, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), documento de identificação do trabalhador e de registro de serviços profissionais de determinado cidadão, é o único meio de o trabalhador comprovar e esclarecer as experiências profissionais que já vivenciou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica de Barueri, Osasco e Região, Joaquim de Oliveira, alerta que a Carteira de Trabalho é essencial para todo profissional que queira se formalizar no mercado de trabalho. “Além de ser identificado pela Carteira de Trabalho, o trabalhador que tenha registro tem garantidos alguns benefícios trabalhistas, como Seguro Desemprego, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS), 13º salário, descanso semanal, além de benefícios da Previdência Social”, completa o presidente.

Devido sua importância, o trabalhador deve evitar a perda da CTPS ou inutilização da mesma. Da mesma forma, o empregador também tem obrigações com a Carteira do empregado, já que tem 48 horas para realizar as anotações na CTPS do trabalhador, como data de admissão e remuneração, e devolver ao empregado.

O Sindigráficos pede aos gráficos que ainda não possuem registro em Carteira procurarem o Sindicato. “O trabalhador que não tem CTPS terá problemas caso sofra um acidente, fique grávida, além de ter dificuldades para receber a aposentadoria. Todo empregado tem o direito de ser registrado. Caso isso não aconteça, pedimos que procurem o Sindigráficos para tomarmos as devidas providências”, alerta Joaquim.