Sindicato para Prol Gráfica e protesta contra assédio moral

Data da postagem: 24/09/2010

O Sindicato dos Gráficos de Barueri, Osasco e Região tem acompanhado de perto os abusos praticados nas relações de trabalho que vem ocorrendo sistematicamente na empresa Prol Gráfica. Na sexta-feira, 3, a diretoria do Sindicato dos Gráficos promoveu uma assembleia de mobilização com a participação de todos os trabalhadores, do primeiro e terceiro turno, e, juntos, mostraram a empresa que nós trabalhadores estamos organizados.

A indignação com as péssimas condições de trabalho empregadas pela empresa, assédio moral e trabalho ininterrupto, de domingo a domingo – sem ter o trabalhador um tempo de lazer com sua familia -, levou os funcionários a realizar um ato de protesto à frente do prédio da Prol Gráfica. Todos os trabalhadores estavam com cartões vermelhos em punho, que simbolizavam a aplicação da infração máxima, em protesto, contra os patrões.

A mobilização, que antecedeu a assembleia geral da categoria, foi também o primeiro ato de manifestação da campanha salarial dos gráficos. Os trabalhadores reivindicaram o término do assédio moral praticado pelos supervisores, aumento da cesta básica e a mudança na escala de trabalho que, no caso, obriga aos funcionários a trabalharem sem nenhum dia de descanso na semana – ordem que vai de encontro com as determinações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “Este tipo de obrigatoriedade, além de ferir a carta máxima dos trabalhadores, é desumana. Todo e qualquer funcionário tem direito, protegido por lei, ao descanso. É contra este tipo de conduta patronal que lutamos constantemente. A ideia do cartão vermelho é justamente para nós trabalhadores demonstrarmos que estaremos dando um basta em atos de exploração, disse Álvaro Ferreira da Costa ( Já morreu), vice-presidente do sindicato.