Sindicatos se unem em encontro no dia da Saúde e Segurança do Trabalho

Data da postagem: 25/04/2022

O Sindigráficos uniu-se aos sindicatos da região mais uma vez no dia 28 de abril, nesta quinta-feira, em Ato em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O encontro está sendo organizado pelo Cissor (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região) e vai acontecer na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, a partir das 18h.

Além de lembrar das vítimas, o ato visa fortalecer a luta contra os acidentes. Nele, os dirigentes sindicais vão chamar atenção para os números de acidentes de trabalho ocorridos na região de Osasco e o déficit de auditores fiscais em todos o Brasil.

Para o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, esse encontro é importante para mostrar a força sindical e a importância da segurança do trabalhador em seu local de trabalho.

Durante o encontro, o Sindicato dos Metalúrgicos lançará o livro “Rosca sem Fim – Basta de mortes, acidentes e doenças do trabalho”. A obra resgata histórias de trabalhadores que tiveram a vida impactada nos últimos 40 anos por acidentes ou doenças do trabalho.

São 128 páginas que também destacam o papel desempenhado pelos Ministérios do Trabalho e da Saúde nestas últimas quatro décadas, bem como as investigações que ocorreram. Além disso, a obra denuncia a tragédia que um local inseguro pode provocar na vida de homens e mulheres.

Inscrições – Os interessados em participar do ato devem se inscrever pelo e-mail secretaria@sindmetal.org.br ou pelo SindZap (11) 9 6078-0209.

28 de abril – dia oficial da saúde e segurança no local de trabalho

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia impulsionou o movimento sindical canadense a iniciar uma luta para que a data não fosse esquecida e para que acidentes semelhantes fossem evitados.

Em 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) adotou o 28 de abril como o dia oficial da saúde e segurança no local de trabalho. No Brasil, desde 2005, o dia 28 foi instituído como Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.