Sindigráficos abre dois processos coletivos contra Prol Gráfica

Data da postagem: 28/08/2013

processos

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos) abriu dois processos coletivos contra a Prol Editora Gráfica que demitiu mais de 500 trabalhadores nas unidades Barueri e Imigrantes no início deste ano.

De acordo com o diretor do Sindicato, Lourenço Neto, a empresa não deposita na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos gráficos o valor do benefício há cerca de 13 meses. Além disso, não pagou a multa de 40% do FGTS aos trabalhadores demitidos. O processo referente a esse problema foi aberto no início desse mês e a audiência marcada para janeiro de 2014.

Outro problema enfrentado pelos gráficos demitidos é a falta de comprometimento da empresa em pagar a rescisão contratual. “Alguns funcionários foram demitidos há mais de 30 dias e, segundo o artigo 477 previsto na CLT, a rescisão deve ser paga em até 10 dias”, afirma o diretor. O processo coletivo referente a esse problema também foi aberto em agosto, mas não há data para audiência.

Segundo o diretor Neto, o Sindigráficos continuará pressionando a empresa para respeitar os direitos dos gráficos. “Iremos até o fim com esses processos coletivos. A Prol Gráfica está lesando os gráficos e desrespeitando os direitos trabalhistas previstos por lei”, completa.