Sindigráficos conquista redução de jornada em mais uma empresa
Na última quarta-feira, 23/4, o Sindigráficos conquistou redução de jornada de trabalho para mais uma empresa. Dessa vez, o Sindigráficos lutou ao lado dos trabalhadores da Ibratec – Artes Gráficas, localizada em Jandira.
Durante a manhã, os trabalhadores entraram em greve, paralisando os turnos do período, com o objetivo de fazer com que a empresa negociasse com o Sindicato. No entanto, o caso foi resolvido no Tribunal Regional de Trabalho, em São Paulo, com os trabalhadores, ao lado do Sindigráficos, vitoriosos.
Na audiência, presidida pela desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, vice-presidente judicial do TRT-2, foi estabelecido que a partir de agora, trabalhadores da Ibratec, que antes trabalhavam 44 horas semanais, cumprirão jornada de 42 horas e 30 minutos, sem redução de salário; terão folgas quinzenais no final de semana completo; extinção de turnos ininterruptos de revezamento; ausência de qualquer desconto pelas horas de paralisação; entre outros. Tais cláusulas passam a vigorar a partir de 21 de maio.
O Sindigráficos buscava negociação com a empresa desde o começo do ano. Em 15/4, Assembleia foi deliberada com os trabalhadores para reivindicações serem discutidas.
Oberthur e Donnelley também têm mudanças na jornada
Na primeira quinzena do mês, o Sindigráficos conquistou a redução da jornada para 40 horas semanais na gráfica Oberthur, localizada em Cotia. Os gráficos também trabalharão em sábados alternados.
“Essa é mais uma empresa que conquistamos jornada de 40 horas. Além disso, os gráficos vão trabalhar na chamada semana espanhola. Os trabalhadores do primeiro e segundo turno trabalham em sábados alternados e o terceiro turno não trabalha aos sábados”, completa o presidente do Sindigráficos, Álvaro Ferreira da Costa.
Na empresa Donnelley, localizada em Osasco, o Sindicato conseguiu renovar pela segunda vez o acordo de trabalho em sábados alternados. “Temos que renovar o acordo de dois em dois anos e conquistamos os sábados alternados mais uma vez, com cerca de 91% de aprovação. Finalmente, os trabalhadores puderam descobrir como é bom desfrutar momentos de descanso e lazer”, afirma Costa.