Sindigráficos denuncia irregularidades em gráficas

Data da postagem: 8/08/2019

Com processo aberto no Ministério Público do Trabalho desde 2016, o Sindigráficos continua denunciando diversas irregularidades nas gráficas Braspor e Leograf.

De acordo com o presidente do Sindicato, Joaquim de Oliveira, problemas com terceirização, falta de registro na Carteira de Trabalho e condições precárias de saúde e higiene dos trabalhadores são os principais motivos das denúncias. “Observamos terceirização ilegal em diversas etapas do processo produtivo, trabalhadores sem registro, jornada de trabalho excessiva sem pagamento de hora extra, execução de tarefas sem segurança, entre outras irregularidades. É esse o cenário em que os trabalhadores se encontram! Temos uma batalha há muito tempo com a empresa e não descansaremos até que esses gráficos possam trabalhar com segurança e dignidade”, afirmou.

Em julho, na Léo Gráfica, aconteceu um grave acidente com uma máquina envolvendo um trabalhador, que teve os cinco dedos da mão decepados. O Sindigráficos já fez um requerimento da apresentação de CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho, ao departamento de RH da empresa, que ainda não retornou. “O Ministério do Trabalho está ciente do ocorrido, assim como o Cerest (Centro de Referência do Trabalho de Osasco). Pedimos que as duas entidades façam a fiscalização da empresa”, explicou Joaquim.