Sindigráficos ganha ação contra Gráfica Multiformas

Data da postagem: 17/02/2012

Nesta quarta-feira, 15, trabalhadores gráficos demitidos pela empresa Multiformas conseguiram receber os direitos devidos, graças à ação do nosso sindicatato. Vinte e oito ex-funcionários da empresa, receberam seus pagamentos no departamento jurídico da subsede em Taboão da Serra, depois de pelo menos 3 anos de batalha judicial. De acordo com nosso presidente, Joaquim de Oliveira (foto) , “Esta é apenas uma parte da ação impetrada contra a empresa”

A Multiformas representava uma das maiores gráficas do Brasil, instalada no município de  Taboão da Serra em um prédio de 16.500 metros quadrados, as margens da Rodovia Régis Bittencourt, fechou suas portas em 2010, mas mesmo dois anos antes, demitia seus funcionários de forma irregular e conforme a situação da empresa foi declinando, realizou demissões em massa sem cumprir com os direitos trabalhistas de seus funcionários.

Nosso sindicato acompanhou os trabalhadores em todo processo e orientou os empregados demitidos a não trocar o pagamento de suas verbas rescisórias pela quitação de outros eventuais direitos, como por exemplo, irregularidade no pagamento de horas extras.

Foram demitidos cerca de 280 empregados de forma irregular. Nosso departamento jurídico ingressou com mais de 150 ações individuais onde foram realizados acordos de parcelamento das rescisórias. Porém, em novembro de 2009 estes pagamentos foram suspensos, sendo preciso que o sindicato entrasse com uma ação civil coletiva para garantir o recebimento dos direitos aos trabalhadores.

Nosso sindicato também organizou uma passeata em frente ao prédio da Justiça do trabalho reivindicando pedido de liminar de arresto de parte do faturamento da empresa para garantir o pagamento das verbas rescisórias dos demitidos e dos que estavam na iminência de demissão.

Já em 2009, a empresa tinha mais de 1400 títulos protestados no valor de 10,7 milhões de reais. As máquinas e equipamentos, todos, também estão sob alienação fiduciária, onde a propriedade é transferida ao agente financeiro. Há pelo menos 3 pedidos de falência sendo processados.

Para o presidente do nosso  sindicato, Joaquim de Oliveira, esta foi uma importante vitória para categoria. ”Esta conquista é do trabalhador gráfico, pois representa muito mais que um valor financeiro, representa sua dignidade preservada através do respeito aos seus direitos. Continuaremos na luta por todos que foram injustiçados por esta empresa e tenho certeza que estamos muito próximos da vitória completa”, finalizou.

Para ver mais fotos, clique AQUI