Sindigráficos marca presença em palestra da Força Sindical com Dias Toffoli, presidente do STF

Data da postagem: 3/09/2019

Na última sexta-feira, 30/8, o vice-presidente do Sindigráficos, Aurelino Silva (o Mineiro) e o tesoureiro João Lopes participaram de palestra Democracia e Direitos, na sede da Força Sindical, que contou com a presença do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre discussões sobre o desemprego que assombra o Brasil e a Reforma da Previdência, Toffoli ressaltou fortemente a importância dos sindicatos para a democracia no país e criticou o fim da contribuição sindical obrigatória, extinta na Reforma Trabalhista, durante o governo de Michel Temer. O presidente do STF falou também sobre a importância da Justiça do Trabalho para garantir os direitos dos trabalhadores. “Em país em que cumprir as leis ainda é difícil muitas vezes, a existência da Justiça do Trabalho é relevante e necessária para garantir os direitos de todos nós, que somos trabalhadores”, afirmou durante o evento.

Questionado também pelos sindicalistas sobre o desemprego, Toffoli defendeu que o Congresso Nacional tome a frente da questão e desenvolva políticas públicas para solucionar o problema, visto que hoje, de acordo com o IBGE, cerca de 12,6 milhões de brasileiros ainda estão desempregados.

De acordo com Mineiro, os sindicalistas também pediram ao ministro que o STF julgue inconstitucional medidas que agridem a população brasileira, como declarou inconstitucionais trechos de dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) inseridos pela Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) que admitiam a possibilidade de trabalhadoras grávidas e lactantes desempenharem atividades insalubres.

Além do Sindigráficos, estiveram presentes demais sindicatos, deputados estaduais e federais, assim como o presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

Com informações de UOL