Sindigráficos participa de eventos internacionais para discutir as prioridades da categoria para 2021

Data da postagem: 16/12/2020

O presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, participou no dia 11/12, da reunião do comitê executivo da Global Union – Graphical & Packaging que teve como objetivo avaliar as atividades realizadas em 2020 e discutir as prioridades para 2021. No mesmo dia, o presidente também participou do Seminário de Avaliação do Projeto da Uni Gráficos Embalagens sobre as empresas Multinacionais Gráficas. Os dois eventos foram realizados por videoconferência.

De acordo com Joaquim Oliveira, que também é vice-presidente do comitê executivo da UNI Américas, uma das prioridades para 2021 é o diálogo social, principalmente em razão da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus que afetou o mundo inteiro; dar continuidade ao trabalho com as multinacionais e os acordos mundiais com essas empresas, além das ações regionais, no caso do Brasil a UNI Américas.

Joaquim, também aproveitou o encontro virtual para agradecer, a UNI Américas que apresentou um projeto originado da Moção de Repúdio contra a empresa RR Donnelley por planejar sua autofalência em total prejuízo aos 900 gráficos de São Paulo e de Santa Catarina, no Brasil. O documento produzido por meio de uma parceria entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos (CONATIG) e Sindigráficos, foi apresentado no ultimo dia 3 de dezembro, durante a na 5ª Conferência Regional da UNI Américas.

Logo na sequencia da reunião do Comitê, foi realizado o Seminário de Avaliação do Projeto da Uni Gráficos Embalagens sobre as empresas Multinacionais Gráficas. O evento, que também aconteceu por videoconferência, contou com as participações do chefe do setor Gráfico Nicolas Konstantinou, da presidente do setor Gráfico Internacional, Joaquina e do presidente do setor gráfico na America Latina e Caribe, de Juan Palma, da Conatig, do Sindigráficos, do vice-presidente da Uni Américas, Joaquim de Oliveira, da vice-presidente do setor de mulheres de empresas multinacionais, Susana Arrua, além de Leonardo Del Roy e Moacir José, de Santa Catarina.

O projeto é coordenado por Uni Gráficos Embalagens e teve como objeto avaliar as atividades durante o ano de 2020. Na ocasião, cada país apresentou suas ações, no Brasil a exposição ficou por conta de Piter, instrutor da Uni, que destacou o trabalho de sindicalização que a Uni está desenvolvendo junto ao STIG de Barueri Osasco e Região; a promoção de dois seminários, sendo o último de formação de diretores que estão trabalhando para ampliar o processo de sindicalização.

Em sua fala, Leonardo Del Roy, defendeu que o processo de comunicação tem que ser intensificado para que os países possam interagir sobre os problemas existentes, visando formar um Banco de dados para que o Processo de Acordos Globais seja intensificado, como, por exemplo, o que foi realizado na Quebecor, em Pernambuco.

O presidente do Sindigráficos, Joaquim Oliveira, apresentou a proposta de prioridades para a região com destaque para a necessidade de investir na ampliação e intensificação do processo de sindicalização como forma de manter a continuidade dos Sindicatos; como planos para o futuro defendeu que o processo das CIPAS deve ser priorizado nos Sindicatos dentro das estratégias das ações de cláusulas de saúde; e defendeu a formação e ampliação do processo de Negociação Coletiva. “Devemos utilizar o máximo possível às atividades da comunicação como forma de interação Internacional e de aproximação dos Sindicatos junto aos trabalhadores para demonstrar a importância dos Sindicatos”, afirmou.