Sindigráficos reúne ex-empregados da RR Donnelley para explicar andamento do processo

Data da postagem: 30/08/2019

Nessa sexta-feira, 30/8, cerca de 70 ex-funcionários das unidades de Osasco e Barueri da RR Donnelley se reuniram no Sindigráficos, quando o Sindicato pode explicar o desenrolar de todo o processo que está sendo realizado. A RR Donnelley declarou auto falência em abril e deixou os trabalhadores na mão, afirmando não ter recurso para pagamento de verbas rescisórias e demais direitos trabalhistas.

No momento, de acordo com o advogado do Sindigráficos, Raphael Maia, acontece a habilitação de crédito (quando o credor busca o reconhecimento de crédito existente ao seu favor). “Isso quer dizer que estamos indo atrás do que a empresa deve aos trabalhadores e queremos que essa dívida seja reconhecida judicialmente e PAGA aos trabalhadores”, explicou o presidente Joaquim de Oliveira.

O administrador judicial publicou a primeira lista no dia 14 e deve liberar a segunda lista com os credores em até 90 dias (a partir do dia 14). A terceira lista deve apresentar o quadro geral da empresa e constar se a empresa será leiloada ou vendida. “A partir da segunda lista, podemos pedir, judicialmente, o adiantamento do crédito aos trabalhadores. Muitos deles ainda estão desempregados e passando por muitas dificuldades”, afirmou o presidente.

Além do presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, participaram também da reunião o secretário Álvaro da Costa e o presidente da Federação dos Gráficos do Estado de São Paulo (Ftigesp) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e cos Serviços Gráficos (CONATIG), Leonardo Del Roy.

Entenda

Após diversas manifestações realizadas pelos trabalhadores, com apoio do Sindigráficos, na porta da empresa; a entrega de um documento no Consulado Americano, que pedia apoio do governo americano no caso e a investigação na possível fraude de pedido de auto falência; e a realização de uma denúncia na Polícia Federal, solicitando também a investigação do decreto de auto falência da empresa; o Sindigráficos ajudou o departamento de RH no processo para realizar o cálculo da rescisão dos trabalhadores  e a guia do seguro desemprego. Agora, o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) está sendo realizado.

No momento, o Sindigráficos trabalha para que o administrador judicial do processo agilize a habilitação coletiva dos trabalhadores como credores da massa falida. Esse questionamento foi realizado pelo advogado do Sindigráfocos Raphael Maia, ao juiz do caso, Fernando Dominguez Guiguet Leal, que despachou a petição para o responsável pela habilitação coletiva de todos os gráficos, cobrando a data para tal feito. O Sindigráficos aguarda retorno.

“Estamos trabalhando para que os gráficos recebam seus direitos o quanto antes e que a empresa seja investigada. A Donnelley, em dezembro, pagou uma grande dívida que tinha com o banco. Em fevereiro, aumentou seu capital social em R$ 11 milhões. Mas quando foi em abril, decretou auto falência sem nem usar os meios de recuperação judicial. A empresa não devia nada, estava em dia com os funcionários e fechar as portas da noite pro dia. Essa história está muito mal explicada e queremos respostas”, afirmou o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira.