Sindigráficos se reúne com gráficos da RR Donnelley

Data da postagem: 19/07/2019

Nessa sexta-feira, 19/7, o Sindigráficos realizou reunião com os ex-trabalhadores da RR Donnelley, que declarou autofalência em abril e deixou os trabalhadores na mão, afirmando não ter recurso para pagamento de verbas rescisórias e demais direitos trabalhistas. Durante a reunião, o Sindicato pode explicar aos trabalhadores o desenrolar de todo processo que está sendo realizado e os próximos passos.

A ideia é que seja realizada, no mínimo, uma reunião por mês até o caso ser solucionado.

Entenda

Após diversas manifestações realizadas pelo Sindigráficos e os trabalhadores na porta da empresa; a entrega de um documento no Consulado Americano, que pedia apoio do governo americano no caso; e da entrega de uma carta na Polícia Federal, destinada ao ministro Sérgio Moro, solicitando investigação do decreto de auto falência da empresa; o Sindigráficos ajudou o departamento de RH no processo para realizar o cálculo da rescisão dos trabalhadores  e a guia do seguro desemprego. Agora, o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) está sendo realizado.

No momento, o Sindigráficos trabalha para que o administrador judicial do processo agilize a habilitação coletiva dos trabalhadores como credores da massa falida. Esse questionamento foi realizado pelo advogado do Sindigráfocos Raphael Maia, ao juiz do caso, Fernando Dominguez Guiguet Leal, que despachou a petição para o responsável pela habilitação coletiva de todos os gráficos, cobrando a data para tal feito. O Sindigráficos aguarda retorno.

“Estamos trabalhando para que os gráficos recebam seus direitos o quanto antes e que a empresa seja investigada. A Donnelley, em dezembro, pagou uma grande dívida que tinha com o banco. Em fevereiro, aumentou seu capital social em R$ 11milhões. Mas quando foi em abril, decretou auto falência sem nem usar os meios de recuperação judicial. A empresa não devia nada, estava em dia com os funcionários e fechar as portas da noite pro dia. Essa história está muito mal explicada e queremos respostas”, afirmou o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira.

Sindigráficos se reúne com gráficos da RR Donnelley