Trabalhador que pedir pela 3ª vez seguro-desemprego terá que fazer curso
Entraram em vigor ontem,10/7. em todo o Estado de São Paulo, as novas regras para requisição do seguro-desemprego. Elas fazem parte do Pronatec– Seguro-Desemprego, ação do Ministério do Trabalho e Emprego que visa aliar qualificação profissional ao benefício.
A partir de agora, o trabalhador que der entrada no seguro-desemprego pela terceira vez, ou mais, em um período de 10 anos, será encaminhado automaticamente para cursos gratuitos de qualificação.
Em Osasco, as habilitações ao seguro-desemprego são feitas nas duas unidades do Portal do Trabalhador, mantidas pela Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Inclusão (SDTI) no Centro e no Jardim Santo Antônio.
Ao dar entrada no pedido, o sistema indica, automaticamente, os casos que devem ser encaminhados para qualificação. Na seqüência, o trabalhador será orientado a procurar o Senai ou o Senac e escolher um dos cursos disponíveis na parceira. Assim que a matrícula for validada, o pagamento é liberado. Já nos casos em que não forem feitas as matrículas ou que não seja dada continuidade aos cursos, o seguro-desemprego não será liberado. Os trabalhadores
também terão direito a alimentação, transporte e materiais didáticos.
(Fonte : webdiario.com.br)