Unir forças e conquistar melhorias trabalhistas são os principais objetivos de cada sindicato

Data da postagem: 7/04/2015

Muitas vezes, os trabalhadores sentem dúvidas sobre a atuação do seu sindicato e qual a função do mesmo. Por isso, é dever de cada organização dialogar diariamente com sua categoria para mostrar a importância do sindicato para todas as classes profissionais e da seriedade com que defende políticas coletivas e a luta pelo progresso dos direitos dos trabalhadores.

Através de muito trabalho e diálogo, em 2013, a nossa central, a Força Sindical, tinha 12,59% de representatividade no movimento sindical brasileiro e o número cresce a cada contagem com a filiação de um novo sindicato, federação ou confederação, o que nos mostra que o trabalhador, ao lado de sua entidade, tem muito mais força para lutar por melhorias e fazer com que seus direitos sejam cumpridos, pois defendemos com justiça uma coletividade específica.

O que nosso Sindicato sempre deixa muito claro para a categoria gráfica é que com união, participação e mobilização podemos alcançar sempre muito mais, pois cada organização sindical existe com apenas este intuito: proporcionar aos trabalhadores melhorias e unir forças para alcançar este objetivo.

O sindicalismo nasceu e se desenvolveu como um movimento de lutas e conquistas de direitos para a classe trabalhadora, para que os trabalhadores sejam valorizados e tenham uma vida digna. Hoje, continuamos a seguir esta ideologia e, por isso, buscamos melhores salários e condições de trabalho, além da segurança no ambiente profissional.

Em suma, o principal objetivo de todo sindicato é proteger o trabalhador garantindo que direitos já conquistados sejam cumpridos, trabalhando para alcançar mais condições favoráveis para os empregados e facilitando o acesso a serviços para seus associados, os conhecidos convênios com empresas em diversas áreas, como saúde e educação.

É por isso que pedimos a filiação dos trabalhadores aos sindicatos e a participação em assembleias, negociações e qualquer outra atividade que possa contribuir para o sindicato permanecer forte e unido com sua categoria.

Álvaro Ferreira da Costa, presidente do Sindicato dos Gráficos de Barueri e Região (Sindigráficos)