Confira oito leis fundamentais para o sucesso no ambiente de trabalho

Data da postagem: 9/06/2014
Divulgação

O mercado de trabalho exige cada vez mais conhecimento e habilidade do profissional. Segundo Cláudio Tomanini, gestor de Marketing em Vendas e professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas, tudo é possível com foco e determinação.

— Pensar no futuro abre a mente e a torna mais eficaz. Quem busca estar à frente tem mais sucesso. Pessoas e empresas que buscam continuamente a superação são imbatíveis — diz.

O gestor explica as oito leis fundamentais do sucesso, que podem ser um caminho eficaz. Confira:

1. Pensar grande — cientificamente o “pensar grande” ativa as áreas do cérebro superiores. A ambição é uma virtude espiritual e, portanto, positiva. Quem pensa grande e estabelece objetivos de longo prazo chega mais longe profissionalmente e pessoalmente.

A competição é grande e cada dia mais complexa. Se a pessoa ficar com a cabeça no passado, vai ser ultrapassada sem perceber. A produtividade aumenta a passos largos principalmente com a automação tornando a mão de obra atividades simples, sem raciocínio e repetitivas.

2. Objetivo — é o que determina a percepção das oportunidades e capacitação. Quando alguém estabelece um objetivo, realinha o corpo e a mente. O objetivo altera a visão e deve ser concreto (“quero ser isso”), não abstrato como o sonho. A partir daí, é preciso ter um caderno para desenvolver a estratégia (“como alcançar o objetivo”). Esse é o poder do projeto, que dá menos margem à dispersão.

3. Planejamento — um estudo em Harvard mostrou num acompanhamento de 10 anos de 1.000 alunos que mostra que apenas 2% das pessoas faziam um planejamento por escrito para as suas vidas. O resultado é que essa minoria tinha mais riqueza do que os 98% restantes. Eles tinham mais alegria no que faziam, eram bem casados, melhores relacionados com os filhos e tinham uma vida social mais ativa.

Fazer um planejamento escrito aumenta em muito a produtividade. A mente humana é dispersa e um plano destes elimina grande parte das ações irrelevantes.

4. Meta e disciplina — avaliação: saber refletir e tomar boas decisões é a tarefa mais difícil para qualquer ser humano. Manter o foco é muito difícil, mas a conquista de um sonho é sempre um processo complexo e por isso exige objetividade para dar resultado. É fundamental uma seqüência das atividades e um check list por perto. É importante no planejamento qualificar a importância e urgência das tarefas.

5. Preparação e empenho — todas as empresas dão preferência ao profissional mais competente, que tem mais conhecimento, sabe fazer com maestria e tem uma atitude positiva, interessada e responsável. Por isso, é preciso organizar o aprendizado, o formal das escolas, a leitura diária e as noticias relevantes. No cotidiano, reuniões, apresentações de negócio ou fechamentos de contrato, acabam tendo um melhor resultado com preparação.

6. Atitude — pessoas entusiasmadas atraem mais. A mente trabalha melhor quando reflete a atitude positiva. É por isso que estar satisfeito com sua rotina é importante para o sucesso.

7. Relacionamento — profissionalmente, cada pessoa é um elo na organização social. As pessoas ao redor precisam saber que as pessoas existem e conhecer a sua competência. Isso gera uma cadeia produtiva com confiança. O importante é saber respeitar as pessoas, saber que todos querem crescer e que sozinho ninguém faz nada. Principalmente, é preciso sempre ter ou fazer parte de um time para termos uma produtividade regular e crescente. No mundo corporativo, não é preciso ter amigos íntimos, mas ser uma fonte humana agradável de casos, novidades e informação.

8. Estilo pessoal — é preciso manter o caráter. As pessoas preferem se relacionar com profissionais que tenham projetos próprios e gosto pela vida. Pessoas sem vontade própria são como robôs e dão a impressão de que poderiam ser substituídas facilmente

Fonte: Diário Catarinense