


O presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, participou no dia 11/12, da reunião do comitê executivo da Global Union - Graphical & Packaging que teve como objetivo avaliar as atividades realizadas em 2020 e discutir as prioridades para 2021. No mesmo dia, o presidente também participou do Seminário de Avaliação do Projeto da Uni Gráficos Embalagens sobre as empresas Multinacionais Gráficas. Os dois eventos foram realizados por vídeo conferência.

O Sindigráficos realizou na manhã de quarta-feira, 9/12, uma assembleia com os trabalhadores gráficos para renovação do acordo coletivo de trabalho e divulgação das obras do clube de campo dos gráficos. O acordo foi aprovado pela maioria absoluta dos presentes.

O Sindigráficos marcou presença na 5ª Conferência Regional da UNI Américas, realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, e que reuniu dirigentes sindicais de toda a América Latina para discutir os principais desafios dos trabalhadores do setor de serviços em meio à pandemia, o combate à intolerância e a defesa da democracia. Com o tema Construindo o Futuro, pela primeira vez, o encontro aconteceu de forma virtual devido à pandemia de coronavírus.

Em 25/11 é celebrado o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, data oficial das Organizações das Nações Unidas (ONU) convencionada desde a Assembleia Geral da instituição de 1999.

Dados do Instituto Nacional de Câncer revelam que o câncer de próstata no Brasil é o segundo mais comum entre os homens. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. O mês de novembro serve como uma maneira de reforçar a importância da prevenção.

Na manhã de sexta-feira, 6 de novembro, o Sindigráficos organizou um novo protesto na porta da Gráfica RR Donnelley, no Tamboré, Barueri. Dessa vez, além da presença de ex-empregados, o movimento ganhou o apoio e a força de vários outros sindicatos, como dos Comerciários de Osasco, Metalúrgicos de Osasco e Região, Funcionários Públicos de Carapicuíba, Gráficos de Sorocaba, Sindcovel, Conselho Intersindical, Vigilantes de Barueri, Vigilantes de Osasco, Abreia, Sindicato da Saúde, Sindicato das Farmácias de Osasco e Região, Ferroviários e dos Eletricitários de São Paulo.

O presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, participou nesta terça-feira, 3 de novembro, da reunião do comitê executivo da Global Union - Graphical & Packaging. O encontro realizado por vídeo conferência discutiu as prioridades do sindicato para 2021, entre elas, o crescimento do home office no mundo e a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

O Sindigráficos realizou em 25/10, um sorteio para os associados interessados em se hospedar na Colônia de Férias em Peruíbe nas festas de final de ano. O local do sorteio foi higienizado e o sindicato seguiu todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde para evitar a disseminação do novo coronavírus.

O presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, participou no último dia 19 de outubro, de uma videoconferência realizada pela Global Union - Graphical & Packaging, visando antecipar as discussões sobre as mudanças na indústria de impressão de segurança.